Esta direcção que agora cessa funções tinha como objectivos “Servir, Educar, Dignificar a Música”, passaram-se dois anos e é tempo de balanço.
Numa época de crise financeira, não foram dois anos fáceis, não só pela crise em si, mas também porque faltava concluir o projecto Proder (fundos comunitários). Para a conclusão desse projecto era necessário investir muito dinheiro num curto prazo, o que implicava pouco tempo para conseguir as verbas necessárias. Mesmo assim, conseguiu-se terminá-lo apesar de todas as agruras e exigências. Foram então acabadas as obras da sede (remodelação e isolamento do Balcão onde decorrem as aulas), compra de equipamento informático, Gravação do CD (5º no total e o 4º a solo) e a compra de instrumentos musicais (26 no total, alguns dos quais pouco usuais nas bandas filarmónicas, tais como os oboés, o clarinete baixo, a lira e viola baixo) – um investimento total de cerca de 50 000€.
Isto tudo só foi conseguido com muito empenho e dedicação, muita ajuda dos sócios e amigos desta casa.
No plano musical foram efectuados vários eventos: uns como participantes convidados (várias festas e touradas, encontro de Bandas, etc.) outros como organizadores (Concertos Vários na sede, no Largo de Riachos, com bandas convidadas; jantar concerto). Destaco destes o Concerto de Ano Novo que decorreu no passado Sábado, 9 de Janeiro, no Teatro Virgínia, local onde a Banda não se apresentava desde 2009, para uma plateia de mais de 200 pessoas que nesta noite de inverno chuvoso nos quiseram brindar com a sua companhia e calor humano e a quem agradecemos a presença.
No plano educacional continuou a funcionar a nossa escola de música neste momento com 19 aprendizes.
Certos de que só com a colaboração de todos sócios, amigos e entidades oficiais foi possível a esta colectividade chegar à bonita idade de 132 anos.
Terminamos assim este ciclo de 2 anos a “Servir, Educar e Dignificar a Música” apresentando desde já à próxima direcção eleita os nossos melhores cumprimentos,
A Direcção
José Manuel Bispo da Graça
Sem comentários:
Enviar um comentário