domingo, 12 de outubro de 2014

Crónica: XIII Jantar Concerto

No passado Sábado (4 de Outubro) voltou a fazer-se história no Salão de Santa Maria, em Riachos, onde se realizou o 13º Jantar-Concerto da Sociedade Velha Filarmónica Riachense. Foram mais de 300 as pessoas que se juntaram para ouvir a música que esta jovem banda tinha e tem para oferecer.
Nesta 13ª edição, ao som dos talheres e das palmas juntaram-se as estrondosas obras musicais e as magníficas vozes dos cantores que acompanharam a filarmónica e deram mais brilho a este jantar.
Na primeira parte a Filarmónica deu cartas, e das altas! Executou cinco obras a solo, quatro delas com um poder e um impacto musical incríveis, que desde logo deixaram o público extasiado e de “água na boca” para o que ainda estava para vir. E o que veio foi de arrepiar! Este ano contámos com a presença do "Chão da Feira", um grupo musical constituído por Alina Rafaela (Riachense e música na SVFR) e Vanessa Borges, que, tendo em comum o gosto pela musica, juntaram-se em 2004 e decidiram dar música portuguesa às ruas Lisboetas. Desde então não pararam e já dão concertos um pouco por todo o país. Cantaram connosco "Depois do Adeus" e "Venham mais 5".



Logo de seguida se fez silêncio na sala, para se cantar o fado e também a Teresa Tapadas se juntou a nós. A voz Riachense já conhecida e acarinhada por todos, deu voz aos seus dois originais "Verde Campo" e "Minha Lisboa Cidade" e desafiou o público a acompanhá-la. Pôde sentir-se a cumplicidade entre a Teresa e aquela sala repleta de gente. A Teresa, que depois de ter já cantado e encantado, ficou maravilhada com a prestação dos dois outros convidados. O tenor, Pedro Tavares, já habitual convidado e amigo, de há sete anos a esta parte, que todos os Riachenses se habituaram a ouvir e se tornaram fãs, pedindo sempre a "Granada" como extra no final do concerto. E Alexandr Jerebtsov, barítono russo e também corista no Teatro de São Carlos. Mais conhecido por Sasha, Alexandr estreou-se neste concerto ao lado da SVFR e encantou o público e os músicos, com a sua magnífica voz e a sua simpatia. Deu voz à conhecida "Votre Toast Je Peux Vous le Rendre" a solo e a "Au Fond Du Temple Saint", juntamente com Pedro Tavares.



Nunca esquecendo a prata da casa, por quem temos muito carinho e orgulho, não podia faltar a cantora da Filarmónica há já 15 anos, Fátima Correia, que nos presenteou com a "Gaivota" e Adriana Graça, jovem voz que também se juntou aos demais artistas nesta grande noite com o tema "Set Fire to The Rain".
E como quem vai assistir a estes concertos nunca sabe o que a noite lhe reserva... houve uma surpresa para para todos ali presentes. A Soprano, Sabine Urban, companheira do barítono Alexandr Jerebtsov, foi chamada ao palco para cantar “Brindisi” ao lado de Pedro Tavares e toda a gente se arrepiou a ouvi-la, mesmo apesar de, diz ela, não cantar há já oito anos.
No final, como já vem sendo hábito, o público pediu um extra, e já de pé gritou "Granada". O pedido foi atendido pela banda e por Pedro Tavares, que desafiou a Teresa Tapadas para se juntar a ele. Foi um sucesso e a melhor forma de acabar a noite. Tanto os músicos como os cantores foram aplaudidos de pé, e podia sentir-se já a ansiedade do próximo jantar-concerto.
“Inovando” é o nome do novo CD da Filarmónica, ou não fosse exactamente isso que esta casa tem feito, Inovar... Foi lançado também nesta noite de Jantar-Concerto e conta com vozes Riachenses, já conhecidas, como Célia Barroca e Teresa Tapadas, e também cantoras pertencentes à banda, Fátima Correia e Adriana Graça.



E não nos deixam mentir aqueles que estiveram presentes nesta noite, se dissermos que foi feita história, e que a fasquia dos concertos da Velha Filarmónica não pára de subir. E se há 15 anos nem a SVFR ou outra filarmónica do país se aventurava ou atrevia a actuar juntamente com voz, hoje é muito comum, e nesse campo a SVFR conseguiu ser pioneira e começar a revolucionar a forma como as pessoas olham para as filarmónicas. Porque a filarmónica não é apenas aquela música de rua e popular que se pensa, há mais para além disso. Há a amizade e carinho que se desenvolve e o orgulho e “amor à camisola” que une todos em cima daquele palco com o mesmo objectivo, o de levar às pessoas boa música e um sorriso na cara.



Não é segredo que desde há muito “Inovar” e “Surpreender” fazem parte do vocabulário desta casa, mas continua a ser capaz de superar a expectativa do público. E, diga-se de passagem, muitas das obras ali tocadas são dignas de ser apresentadas num placo como o Virgínia. Muitos desconhecem, ou preferem não reparar ou reconhecer o valor e o peso que esta Filarmónica tem para Riachos e para a toda a região, mas esta Escola de Música está a revolucionar a cultura em Riachos. É notável o que se tem feito nesta casa, tanto a nível de investimento como a nível social. E como alguns dizem “Esta casa é um oásis!”. Muitos deviam procurar evoluir este oásis e expandi-lo da melhor forma possível.
Pode ser que com a presença da RTP1 por lá as “visões” e opiniões comecem a mudar. Foi com surpresa que demos de caras com a RTP1 a fazer uma reportagem sobre o Tenor Pedro Tavares e a sua prestação naquele jantar da SVFR. Foi uma óptima oportunidade de visibilidade para a banda. A reportagem passou no primeiro canal de antena no programa “Agora Nós” na passada Terça-Feira e pode ser o começo de algumas mais oportunidades.
Para o ano há mais! Esperamos vê-lo por lá!




quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lançamento do 4º CD a solo da S.V.F.R.

Está oficialmente lançado o 4º registo discográfico a solo da Filarmónica Riachense! Desta vez coube à Big Band a honra deste feito.
Depois de um longo dia de gravações na nossa renovada Sede e de vários meses de edição, está à vista o fantástico trabalho e dedicação dos Músicos, do Maestro e de toda a equipa que tornou isto possível.
Os géneros musicais são vastos, desde o Paso Doble ao Fado, sendo que a Big Band se centra em estilos mais ligeiros.
Contámos com duas ilustres convidadas e amigas que de pronto aceitaram participar neste projecto: Célia Barroca e Teresa Tapadas, que dispensam qualquer tipo de apresentações, sendo bem conhecidas e reconhecidas entre nós.
Foram produzidos 500 exemplares desta obra e um pode ser seu!
Um Muito Obrigado a todos os que participaram neste projecto e a todos o que diariamente trabalham para elevar o nome desta Sociedade e a tornam uma segunda casa para muitos dos que por aqui passam!



Fotos do XIII Jantar Concerto

Já aqui está a reportagem fotográfica do nosso último Jantar Concerto!
Em breve, uma pequena crónica.